terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Pequeno Alquimista – O Início

Quando eu tinha 8 anos de idade eu vi um folheto que falava sobre a coleção “Os Cientistas” da editora Abril, e a primeira imagem que eu vi foi a de um funil de separação, como o da figura acima. O que seria este equipamento tão interessante ?
Alguma coisa dentro de mim despertou ali e tive novas e estranhas sensações, de mistério, de vontade de aprender, de curiosidade. Foi o início de uma paixão.
Tive então a oportunidade de colecionar os kits de experiências (tenho alguns ainda !) e fazer algumas delas. Afinal, eu era muito pequeno para entender tudo e algumas experiências meu pai fez ao meu lado, e foram momentos de felicidade. Em parte fantasia, em parte brincadeira, em parte conhecimento. Um pequeno químico se formava, ou melhor, ainda era um alquimista. Um pequeno Harry Potter e sua varinha mágica, o bastão de vidro que agitava os tubos de ensaio.
Na época meu pai era um grande sábio e entendia de todas as coisas, e podia me explicar qualquer coisa que eu perguntasse !. E a química foi minha companheira desde então, através do livro mais mágico que qualquer mágico poderia ter e que achei nas coisas dele e logo se tornou meu para sempre: Mellor, Química Inorgânica Moderna (de 1955 !).
Foi quando eu aprendi a magia do fogo, que vou contar para vocês agora. Mas antes deixe-me dizer que em 40 anos de química nunca me queimei ou me cortei seriamente, nem coloquei fogo na casa ou explodi alguma coisa, porque antes de tudo, quem quiser ser um bom químico precisa planejar o que vai fazer antes, saber o que está fazendo, analisar os riscos envolvidos e utilizar equipamentos de segurança. E olha que naquela época tudo era permitido: manipular benzeno, acender a lamparina com álcool, brincar com mercúrio líquido, comprar “ácido muriático” de alta concentração na loja de material de construção, comprar pólvora em casa de macumba... foi realmente uma festa.
Vou ensinar a magia, mas me prometa uma coisa: nunca use seus conhecimentos para o mal, porque você se tornará um “mago negro” e atrairá para si as influências magnéticas da escuridão, porque na física existe um princípio chamado “ação e reação”. Se você fizer mal a alguém certamente você será afetado também, mais cedo ou mais tarde. Me prometa também que você não colocará fogo na sua casa ou apartamento, ou na sua escola, mas usará isto para ver como a química é bela e misteriosa. Prometa que vai fazer a experiência sobre uma pia de granito ou mármore e nunca sobre uma mesa de madeira ou perto de cortinas, panos , álcool, papel ou qualquer material que possa pegar fogo e que você sempre terá a supervisão de um adulto para fazer suas experiências.
Compre glicerina a 95% e permanganato de potássio na farmácia mais próxima. Se vier em comprimidos, use um almofariz para reduzi-lo a pó.
O permanganato é o KMnO4, que em solução aquosa tem um vermelho violeta muito forte (cuidado é venenoso). Ele mancha sua pele e suas roupas, mas não é corrosivo e não se preocupe se manchar suas mãos. Se tiver algum problema de pele, como uma infecção ou feridas, poderá diluir de 0,25% (1g por 400 ml de água) até 1% (1g por 100 ml de água) e passar sobre a pele.
A glicerina é um composto orgânico obtido de óleos ou gorduras vegetais ou animais na fabricação do sabão ou biodiesel. Não é um produto tóxico mas não pode ser ingerido concentrado e é usado industrialmente em alimentos, medicamentos e cosméticos.
Procedimento:
  • Coloque uma folha de papel dentro de uma panela, ou dentro do almofariz.
  • Coloque uma colher de chá de permanganato sobre uma folha de papel.
  • Coloque duas gotas de glicerina sobre o permanganato e cubra com outra folha de papel.
O resultado será fogo !




Nenhum comentário:

Postar um comentário