segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gênesis



Muitas pessoas já leram o livro de Gênesis porém talvez ninguém ainda tenha visto como o capítulo 1, que descreve a formação da Terra, tem aderência às teorias e observações, algumas já comprovadas, que a Ciência tem desenvolvido sobre a formação e desenvolvimento de nosso sistema solar e do planeta Terra.

Após ler o texto que está no formato pdf (Acrobat) no link abaixo, o leitor que tiver 15 minutos do seu tempo para analisar o texto irá perceber que :

1) A comparação entre este texto religioso da cultura judaico-cristã e a ciência mostra que o discurso religioso não se importa em registrar detalhes e minúcias, como faz a ciência, mas ele se atém à sua proposta, que é dar orientação moral e espiritual ao homem.

2) Poderá o leitor perceber claramente que Gênesis capítulo 1 é um texto atualizado e científico, contrariando diversas opiniões que o consideram como uma mitologia.

3) Que há muitas pessoas que se consideram teólogos ou doutores e fazem uma interpretação irreal por tomar os textos em sua forma literal. Fazendo isso, essas pessoas acabam por criar polarizações e discussões sem sentido em torno dos textos, deixando aos leigos aberta somente a porta de que são alegóricos ou mitológicos.

4) Outra observação que se fará é que houve um insight admirável na construção do texto, que alguns creêm ser da autoria de Moisés e outros como sendo de diversos autores em diferentes épocas. Esse insight ou inspiração é justamente o que o há de mais precioso na revelação que estas pessoas tiveram no passado, e aqui a ciência faz uma parceria com a religião para mostrar isso.

5) Ficará evidente ao leitor, ao final da leitura do capítulo 1 e o início da leitura do capítulo 2 (que não comentamos) que a narrativa passa de descritiva para uma outra que inicia novamente a história da criação sobre outro ponto de vista, a da relação de Deus com o homem, usando então diversas figuras de linguagem que não permitem qualquer avaliação científica. Aqui a Ciência se separa da Religião e cada uma segue o seu caminho. Este último ponto, poucas pessoas, sejam cientistas ou teólogos, realmente conhecem, ou seja, que o capítulo 2 volta a contar a mesma história do começo, sob uma ótica totalmente diferente, e com objetivos diferentes. Assim, a maior parte das pessoas se confunde ao tentar comparar os dois capítulos sem o devido conhecimento teológico levando a um resultado estranho e incompreensível. Tentar misturar o conhecimento do capítulo 1 com a espiritualidade e o mistério do capítulo 2 é desastroso sem reconhecer e separar cada texto em seu contexto, sem fazer uma análise histórica e semântica (do significado das palavras), reconhecendo onde estão e quais são as figuras de linguagem utilizadas, assunto que deixo para os verdadeiros e bons teólogos.

Que Deus ilumine seus pensamentos e o abençoe e permita que você tenha uma visão construtiva sobre o mais profundo, interessante e antigo texto da tradição judaica e cristã.

 clique aqui para acessar o blog e baixar o texto pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário